quarta-feira, 26 de junho de 2013

Macega concede brasão ao comércio mais antigo do município.

PROJETO DE LEI Nº    35 / 2013




CONCEDE O BRASÃO DO MUNICÍPIO AO ARMAZÉM ORLANDO FRANCO.





VILSO AGNELO DA SILVA GOMES, Prefeito Municipal de Piratini, Estado do Rio Grande do Sul.
FAÇO saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º - É concedido o Brasão do Município ao “ARMAZÉM ORLANDO FRANCO”.
Art. 2º - A presente concessão deve-se ao fato da importância dos relevantes serviços prestados por seu idealizador e criador Orlando Franco de Oliveira e seus familiares a comunidade do 5º Distrito ininterruptamente desde 1º de abril de 1932.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal de Piratini em

VILSO AGNELO DA SILVA GOMES
PREFEITO MUNICIPAL



AUTOR DO PROJETO


______________________________
MARCIAL LUCAS GUASTUCCI
VEREADOR DO PMDB

 REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE



JUSTIFICATIVA:

O estabelecimento comercial que recebeu a denominação do proprietário “ORLANDO FRANCO DE OLIVEIRA”, iniciou suas atividades no dia 1º de abril de 1932, no 5° distrito de Piratini, lugar denominado Passo do Costa, sempre dentro da legalidade, devidamente cadastrado e descontando os tributos afins, contribuindo com o desenvolvimento do nosso município.
Orlando Franco de Oliveira, filho de Manoel Franco de Oliveira e Manoela Maria de Oliveira, casado com Maria José dos Santos de Oliveira, deste matrimonio tiveram 05 (cinco) filhos, sendo 01 (um) adotivo, quais sejam:
- Helem Brasil Franco de Oliveira, casado com Alda Antunes, pai de Ilza Mara e Glaucia Neti, avô de Pâmela, Estefani, Franthesco, Isac, Calaram e Kaifler;
- Jaimes Alem de Oliveira, casado com Celutina Lopes de Oliveira, pai de Carlos Leonel Lopes de Oliveira e Jaqueline de Oliveira Garcia, avô de Carolina, Manuela, Franco, Alice e Gabriel;
- Iolanda de Oliveira Martins, casada com Sari de Oliveira Martins, mãe de Sandro Eduardo de Oliveira Martins e Márcia Elenita de Oliveira Martins, avó de Mariana;
- Manuel dos Santos Oliveira, casado com Zilda Aires de Oliveira, pai de Cristiane, Jonatas e Mariele; e
- João Avelino dos Santos Garcia.  
O comércio, que por um período chamou-se Armazém Encruzilhada, há 81 (oitenta e um) anos serve a comunidade daquela região, sendo hoje o mais antigo em atividade em nosso município, sempre administrado pela família de geração em geração.
Orlando Franco, exerceu atividade comercial até o ano de 1953, quando assumiu seu filho Jaimes Alem de Oliveira, administrando até o ano de 1989, quando assumiu sua nora Celutina Lopes de Oliveira que no ano de 2005, passou o legado ao titular do estabelecimento e neto do fundador, Sr. Carlos Leonel Lopes de Oliveira.
Diante do exposto solicito aos colegas vereadores a aprovação do presente Projeto de Lei. 

Sala das Sessões,
Piratini, 25 de junho de 2013


______________________________
MARCIAL LUCAS GUASTUCCI
VEREADOR DO PMDB



Nenhum comentário:

Postar um comentário