segunda-feira, 5 de maio de 2014



O Papel da Oposição              








A nossa sociedade é norteada pelos princípios do Estado Democrático de Direito. E não faz sentido falarmos em democracia política se não abordarmos sobre o papel dos pólos que compõe o sistema de governo, E sim quem é Governo e Oposição? A linha que os separam deve ser a corrente ideológica adotada por cada um.
           A figura e o papel do Governo creio eu que todos conhecem. Todo mundo sabe o que ele faz ou o que deveria fazer. Mas a Oposição, para que ela serve?            
A primeira coisa a ser esclarecida é que, sem oposição não há democracia. Se assim o fosse, poderíamos dizer que vivemos em um regime totalitário ou oligárquico, o que por Lei Constitucional é vedado. Por isso, antes de querer aniquilar a Oposição, atentem-se para o fato de que sem ela, é impossível sonhar com uma democracia plena.            
Ao contrário do que se propaga por aí, Oposição não é sinônimo de inimiga do Governo. Quando a Oposição honra o seu papel de proteger a sociedade, ela apóia o Governo quando este adota medidas sensatas; mas quando o Governo usa suas prerrogativas para prejudicar ou ferir os interesses sociais, a Oposição tem que ter cara para evitar a tirania.          
Em um sistema republicano e democrático que se preze, e nós vivemos sob a égide desses princípios, a Oposição tem que ser firme e flexível ao diálogo. Quando o que está em jogo é o bem-estar da população do município, todos temos que ampliar a nossa visão para além da órbita do nosso nariz.
Há muitos que falam a seguinte afirmação: “se nem Jesus agradou a todos, porque fulano vai agradar”.
Primeiro digo aos cristãos que Jesus não veio ao mundo para agradar, mas para quebrar paradigmas. Saindo do aspecto religioso, é mais do que comum alguém está insatisfeito com o modelo político adotado no nosso município, pois jamais esse modelo vai agraciar todas as vontades. Embora a vontade de todos seja o desenvolvimento de nossa cidade, cada um tem um caminho a trilhar para chegar a esse fim. Viva a Oposição insatisfeita, ao povo insatisfeito, pois se o ser humano se acostumasse sem nenhuma rebeldia a viver no frio, o fogo jamais seria inventado.
Assim, para que Nosso Município se fortaleça é preciso, além de um “bom Governo”, uma Oposição forte e atuante. E quando nos pomos a refletir sobre nosso Município, nos surge uma pergunta feroz: Não sei se os que aí estão continuam porque vivemos em uma democracia, e os 50% mais 1, decidiram continuar o ciclo de inércia e malfazejos que reina por aqui? São essas suposições que nos assustam.detox suco
FONTE: MEGAFONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário